Na área de Recursos Humanos, observamos que termos e comportamentos, entram em uso com muita força, quando algo de urgente precisa ser trabalhado nas relações humanas profissionais. O termo Feedback foi uma expressão muito comum difundida e utilizada com muita frequência na década passada, mas que devido a importância, é atualíssima. Para quem não conhece o termo, feedback é considerado como sendo uma sugestão ou crítica, que pode ser positiva ou não, de âmbito profissional ou pessoal, mas sempre com o objetivo de ser construtiva.
É uma atitude que demonstra consideração e respeito pelo ser humano, por minimizar incertezas e ansiedades, quando recebido. Há uma geração de Gestores, que por alguma dificuldade pessoal, simplesmente não consegue desenvolver a habilidade de darfeedback e procrastinam tanto os retornos, que acabam gerando uma enorme ansiedade e insatisfação na equipe. Esses gestores acreditam que “o tempo” é capaz de atenuar, ou resolver problemas de crises internas, sem que seja necessário o seu posicionamento.
Para você ter uma ideia, uma pesquisa do Instituto Gallup, aponta que 54% a 66% dos profissionais não estão engajados com o seu trabalho, de 11% a 17% estão efetivamente desengajados e apenas 22% a 27% estão realmente engajados com o seu trabalho e foi identificado em uma outra pesquisa feita para o livro The Power of feedback que 46% dos entrevistados não recebiam um bom feedback regularmente. Uma maneira de combater isso é por meio de uma comunicação efetiva.
Uma boa forma de começar a interação com sua equipe é seguindo essas etapas:
Primeiro – Elogie os pontos positivos;
Segundo – Sugira melhoria;
Terceiro – Valorize outras características.
Infoq.com
Edicao 193. Juhho 2014